}

Conselhos de dermatologistas, opiniões de especialistas, vídeos, descubra tudo o que precisa de saber para uma pele saudável e luminosa.

ESCLARECIMENTO URIAGE

solares-uriage

Comunicação de esclarecimento à publicação da DECO sobre o protetor solar infantil SPF50+ Uriage

Esclarecimento sobre o artigo referente a teste a protetores solares infantis promovido pela DECO e publicado na Revista “Teste Saúde” nº 121 de junho/julho 2016

Recentemente foi publicado um artigo sobre o parecer relativamente à qualidade de 15 protectores solares infantis existentes no mercado após um estudo desenvolvido pela DECO proteste. No que diz respeito à marca Uriage – Bariésun Spray Infantil SPF50+, foram feitas duas afirmações incorretas:

- “O Uriage … dizem-se hipoalergénicos e contêm substâncias reconhecidas como alergénicas: methylisothiazolinone…”
No que diz respeito a esta afirmação, os Laboratoires Dermatologiques D’Uriage comprovaram que nenhum produto Uriage contem na sua composição methylisothiazolinone. A Deco assumiu o seu erro e como medidas corretivas, retificou a informação no comparador online e corrigiu o artigo disponível para consulta no portal, em formato PDF (anexo 1). Comprometeu-se também a clarificar esta situação na próxima edição da revista TESTE SAÚDE, de agosto de 2016.

- “O protetor da Uriage inclui ethylhexylmethoxycinnamate (OMC), um desregulador endócrino que pode afetar a produção de hormonas pelo organismo e reduzir a fertilidade. A sua utilização é permitida por lei.”
Quanto esta afirmação, os Laboratórios Dermatologiques D’Uriage asseguram o cumprimento rigoroso da legislação Europeia em vigor face à matéria de utilização de ingredientes e concentrações autorizados. No que diz respeito a filtros solares a Diretiva Europeia apresenta uma lista positiva de substâncias com função de filtro solar para radiações ultravioleta (Anexo VII do Decreto Lei nº 189/2008, de 24 de setembro, na sua atual redação), nas quais constam o ethylhexylmethoxycinnamate (OMC). As listas positivas são criadas com base nas opiniões do Comité Cientifico de Segurança dos Consumidores (CSSC) e segundo uma das mais recentes*, não existem atualmente riscos descritos e comprovados relativamente à substância mencionada (OMC), que levem a que esta substância seja retirada da lista de substâncias autorizadas.

 

Lisboa, 13 de julho de 2016

Dina Barreiros
Diretora Técnica

*Safety, S. C. (2014). Memorandum on Endocrine Disruptors. 8th Plenary meeting on 16 December 2014 

< Voltar aos artigos