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TRATAMENTO GERAL DO ACNE – O ACNE E O DESPORTO

acne

Elodie CHACHEREAU
Educadora desportiva para adultos, crianças, seniores, com patologias, há 20 anos em associações EPGV, em empresas,
Treinadora na Federação Francesa de Educação Física e Ginástica Voluntária por 10 anos (Formação CQP ALS, Caminhada Nórdica, Caminhada Ativa, Atividades Físicas Adaptadas, Bem Envelhecer...)
Criação de uma parceria desde o início de 2020 entre o estabelecimento termal Uriage e o Comité Departamental EPGV, órgão descentralizado da Federação Francesa de Educação Física e Ginástica Voluntária (FFEPGV).

Apresentação do FFEPGV : 
A FFEPGV é uma federação multi-desportiva que reúne cerca de 500 000 seguidores em 5600 clubes, que é hoje em França, a 1ª Federação Desportiva non competitiva e a ª Federação de todos e qualquer desporto.     

Na nossa Federação, temos o compromisso de desenvolver uma oferta de práticas desportivas regulares cujos efeitos benéficos à saúde estejam bem estabelecidos. A esta prática regular trazemos o nosso valor acrescentado, que é o acompanhamento profissional, dentro dos nossos clubes, e isto a todos os públicos: 

- Mulheres, para lhes oferecer atividades físicas e de bem-estar; 

- Crianças, para que possam explorar a atividade física desportiva e torná-la um reflexo da vida; 

- Idosos, para apoiá-los na preservação da sua autonomia; 

- Funcionários de empresas, com suas limitações de tempo (trabalho, transporte, etc.); 

- Pessoas com certas patologias, como cancro, diabetes, doenças cardiovasculares, apnéia do sono ou obesidade.          

A FFEPGV é a única federação desportiva a ter um Instituto de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (IRAPS). O objetivo do Instituto é iniciar, coordenar e desenvolver programas de pesquisa e inovação sobre a influência da prática física na saúde física, mental e social, em consonância com os interesses dos licenciados da Federação.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA ? 

A atividade física, seja ela qual for, praticada regularmente e de forma adaptada é um fator de boa saúde. A prática da atividade física promove, entre outras coisas, o desenvolvimento harmonioso do corpo, previne certas doenças, combate a fadiga, promove o controlo do peso, melhora também a capacidade cardiorrespiratória e em particular a utilização do oxigénio pelos músculos e diferentes órgãos através de uma melhor circulação.

Além dos benefícios físicos, a atividade física também melhora a saúde psicológica, a autoestima, a autoconfiança, ajuda a diminuir o stresse, diminui a sensação de depressão e ansiedade e, portanto, contribui para a melhoria da qualidade de vida.

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Segundo a Public Health France (estudo ESTEBAN), apenas 61% dos franceses de 18 a 74 anos têm um nível suficiente de atividade física de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.
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Além disso, este estudo destacou o aumento do nosso estilo de vida sedentário, que passou de 3 horas e 10 minutos por dia em 2006 para mais de 5 horas em 2015, ou seja, um aumento de quase 53% em apenas 10 anos. O que acontecerá em 2025 ? 

Adotar um estilo de vida ativo, ou seja, aumentar a atividade física e limitar o tempo de inatividade, melhora a qualidade de vida e o bem-estar. A longo prazo, isso ajuda a reduzir o risco de doenças crónicas (doenças cardiovasculares, cancro, diabetes tipo 2 e obesidade).

Valiosos benefícios para a saúde

A atividade física desempenha um papel determinante no estado de saúde, incluindo seus componentes psicológicos e sociais. Permite:

  •            Melhorar a qualidade de vida, saúde mental (evitando estados de ansiedade e depressão), bem-estar, sono
  •            Reduzir, a longo prazo, o risco de doenças cardiovasculares, cancros (cólon, mama, pulmão, endométrio), diabetes tipo 2, obesidade e doença pulmonar obstrutiva crónica (insuficiência respiratória)
  •            Para reduzir alguns efeitos do envelhecimento e para manter a autonomia durante o avanço da idade.

Atividade física e redução do stresse : 

Sob stresse, ocorre aumento da secreção de cortisol, o que provoca aumento da secreção de sebo e promove a formação de borbulhas de acne.

Diferentes estudos científicos[1] mostram que a atividade física regular aumenta a secreção de serotonina (hormona responsável pelo bem-estar), dopamina (hormona da felicidade) e diminui a secreção de cortisol (hormona do stresse).

Atividade física e nutrição : 

A atividade física melhora a digestão, entre outras coisas, fortalecendo a faixa abdominal.

Além disso, observe que é importante manter-se hidratado, no verão e no inverno, ao praticar atividades físicas. Na verdade, o papel da transpiração, durante a atividade física, é regular a temperatura corporal e eliminar toxinas, sebo e impurezas.

Atividade física e sono : 

Segundo o Observatório Nacional de Atividade Física e Sedentaridade (ONAPS)[2] , 54% dos franceses sentiram que não dormiram o suficiente em 2017.

Como explica o Professor Davenne , Diretor do laboratório da Comète Universidade de Caen: “A atividade física promove o sono de várias maneiras. Aumenta a necessidade de recuperação e aumenta a “pressão” do sono, por meio da modificação de certas substâncias cerebrais, em particular a adenosina. Aumenta a amplitude do ritmo vigília / sono, o que resulta em sono e vigília de melhor qualidade. Enfim, ajuda a reduzir o stresse ”.

Além disso, de acordo com o Instituto Nacional de Sono e Vigilância, a falta de sono afeta 1 em cada 3 pessoas entre estudantes do ensino médio, estudantes e jovens trabalhadores, as pessoas mais afetadas pelo acne.
Quase 38% dos jovens dormem menos de 7 horas por noite, enquanto a recomendação é de mais de 8 horas nessa faixa etária.

Em geral, a atividade física influencia a qualidade e a duração do sono[3] . A atividade física de resistência moderada tem uma influência positiva no sono. Porém, evite fazer atividade física 4 horas antes de deitar ou dê preferência a atividades suaves como ioga ou tai chi, promovendo relaxamento e, portanto, noites sem interrupção.

Atividade física e oxigenação : 

Quando se exercita e os músculos trabalham mais, o corpo usa mais oxigénio e produz mais dióxido de carbono. Para lidar com essa requisição extra, a respiração aumenta de cerca de 15 vezes por minuto em repouso (12 litros de ar) para 40-60 vezes por minuto durante o exercício (100 litros de ar). A circulação sanguínea também aumenta para fornecer oxigénio aos músculos e mantê-los em movimento.[4] .

 

Dicas para praticar atividade física : 

Dicas antes da atividade física : 

Além de consultar o seu médico antes de retomar a atividade física, aqui estão algumas dicas e erros a evitar antes de praticar : 

https://www.doctissimo.fr/sante/acne/sport-acne-erreurs#

  1. Lembre-se de remover a maquilhagem para evitar sufocar a pele com bases ou outro pó.
  2. Proteja-se do sol! Todos nós sabemos que os raios ultravioleta não são bons para a pele, mas com acne as borbulhas tendem a voltar e aumentar após a exposição solar. 
  3. Evite tocar no rosto enquanto desporto
  4. Evite tomar banho muito quente após o exercício

Dicas para praticar atividade física e desafios diários : 

A OMS, Organização Mundial da Saúde, recomenda 30 minutos de atividade física por dia em intensidade moderada. Isso significa que deve estar sem fôlego durante a prática, mas ainda pode falar! 

Trinta minutos pode parecer uma eternidade e uma meta inatingível para alguns. Mas fique tranquilo, pode fazer 3 x 10 minutos, por exemplo, durante o dia. É especialmente importante tentar reduzir os minutos estáticos e sentados, bem como o comportamento sedentário.

Para o ajudar, aqui estão alguns exemplos e dicas para implementar no seu dia a dia, dias da semana ou fins-de-semana: 

 

TRANSFORME-SE NUM DESAFIO DE 7 DIAS.

  •            Desça de uma estação de metro, autocarro ou comboio… antes do seu destino e termine a caminhar ativamente (planeie o tempo necessário para tal) e faça o mesmo no regresso.
  •            Estacione o seu carro no local mais distante do estacionamento da sitio a frequentar
  •            Escolha escadas em vez de elevadores ou escadas rolantes - caminhe ao lado dos tapetes rolantes em estações ou centros comerciais
  •            Um telefonema que sabe que será interminável ? Levante-se e ande ... 
  •            Escolha vários períodos curtos para se movimentar com frequência durante o dia : Melhor pouco do que nada  
  •            Nos fins de semana, motive um amigo para dar um passeio consigo. O tempo voa mais rápido a 2 e motivamo-nos uns aos outros, divertimos-mos e muitas vezes vamos mais longe. Caminhe ao longo de passeios, margens de rios, caminhos ...
  •            Opte por um passeio ou uma atividade ao ar livre (mesmo em caso de chuva) que lhe traga melhores benefícios tanto físicos como psicológicos, irá aproveitar para ouvir os sons da cidade ou da natureza consoante o seu local de residência.
  •            Aumente gradualmente a duração do tempo de atividade, mas acima de tudo não abandone o seu objetivo e acima de tudo tenha prazer no que faz
  •            Não se esqueça de alguns alongamentos no final da sessão para manter os tendões flexíveis e evitar lesões.

 


[1] (Bandura, A. (1997). Funcionamento esportivo. Em De Boeck & Larcier ( ed .), Autoeficácia, O sentimento de eficiência pessoal (1ª ed .; Traduzido por J. Lecompte) Bruxelas, Bélgica: Edições da Universidade De Boeck)

[2] “ Debout l'Info ” n ° 5 - ONAPS, novembro de 2017, https://www.onaps.fr  

[3] https://www.lamedecinedusport.com/dossiers/sommeil-activite-physique/

[4] www.european-lung-foundation.org

 

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