}

Conselhos de dermatologistas, opiniões de especialistas, vídeos, descubra tudo o que precisa de saber para uma pele saudável e luminosa.

TRATAMENTO GLOBAL DA ACNE - SOFROLOGIA

sofrologia

Pennetier Céline - Sofróloga analista e terapeuta de Hipnose Humanista

O que significa sofrologia?

É uma prática baseada em exercícios simples, rápidos e fáceis de reproduzir de respiração, de relaxamento dinâmico e estático e de visualização cujo objetivo é (re)encontrar o equilíbrio e a harmonia entre as 3 dimensões do ser:

  • A dimensão mental: pensamentos, reflexões, crenças, estratégias internas…
  • A dimensão emocional: estados internos, emoções, sensações…
  • A dimensão do corpo físico: comportamento externo, respiração, atitudes, gestos, palavras…

 

Estas 3 dimensões estão em interação contínua; as ideias, pensamentos e crenças (positivas ou negativas), tal como as emoções (agradáveis ou desagradáveis, mais ou menos intensas) não expressas verbalmente, exprimem-se através do corpo em geral e manifestam-se sobretudo na pele. É por isso que dizemos que a pele é o espelho das nossas emoções e, com efeito, a pele é o reflexo do nosso bem-estar físico e mental.

Comprovam-no as inúmeras expressões que existem na língua francesa:

« Avoir les nerfs à fleur de peau (ter os nervos à flor da pele), être une peau de vache (ser desagradável), avoir la peau dure (ser muito resistente), avoir quelqu’un dans la peau (estar apaixonado por alguém) e faire peau neuve (mudar de aparência)…».

A pele é não apenas o órgão do nosso quinto sentido, o tato, mas sobretudo o órgão mais sensível do corpo e o mais importante pelo seu tamanho. É um espaço de troca e comunicação entre o mundo interior e o mundo exterior.

A pele é também uma barreira, possui uma função de proteção e uma memória, onde guarda as nossas emoções (carícias, mimos, ternura, carências, dores e mágoas...).

Assim, não é apenas um envelope cutâneo, mas também um envelope físico como escreveu o psicanalista Didier Anzieu em “Le Moi-Peau” (O Eu-Pele) que reflete os altos e baixos da nossa vida interior.

 

Como refere igualmente o sofrólogo Dr. Raymond Abrezol, “existe uma relação especial entre o cérebro e a pele. A grande maioria das doenças cutâneas são de origem funcional, ou seja, têm uma relação direta com o excesso de stress e de emoções. “

Com efeito, se o stress não está, por si só, na origem dos problemas de pele e da acne, é muitas vezes o catalisador e/ou um fator agravante.

 

O que significa stress?

Sendo o stress um reflexo de sobrevivência do corpo perante uma determinada situação da vida (que ativa o nervo simpático e a segregação das hormonas do stress, a adrenalina e o cortisol), é impossível anular, tentar dominar ou ainda controlar esta reação de alarme automático do corpo. Em contrapartida, com a sofrologia, é possível aprender a acionar conscientemente o reflexo de relaxamento do corpo para recuperar o equilíbrio e limitar a frequência, intensidade e duração da reação de stress do corpo, aprendendo a afastar-se, distanciar-se emocionalmente e desligar-se mais em relação à situação que pôs o corpo em estado de alerta. 

 

Exemplo de exercício de respiração (para fazer diariamente)

Na posição vertical, sentado ou encostado, feche os olhos sem franzir o rosto, abandone por momentos a visão exterior para aprender a usar o seu olhar interior, para assim ver mais claramente o interior.

De forma tranquila, tome consciência de todos os pontos de contacto do seu corpo com o apoio, para poder concentrar-se na posição em que se encontra.

Agora que não está a deslocar-se pode sentir o movimento da sua respiração e observar a sua localização, a sua amplitude e o seu ritmo...

Sem qualquer esforço para produzi-la, deixando que a sua respiração ocorra de forma natural, permita-se respirar ao seu próprio ritmo, conscientemente atento ao despertar de todos os seus sentidos, sentindo prazer em respirar um ar novo, um oxigénio fresco, um ar novo a cada uma das suas inspirações tranquilas. 

Deixe todo o seu corpo oxigenar-se e sinta o conforto, a calma, o relaxamento que se instalam, pouco a pouco, no seu corpo em sintonia com as suas respirações.

 

A dermatologista e psicanalista Dra. Danièle Pomey-Rey vai ainda mais longe, segundo ela “aquele que é afetado é alguém que tem muito a dizer, mas não consegue. Por isso, fala com a sua pele.” Ou seja, a nossa pele exprime em males o que não conseguimos dizer em palavras.

Miche Odoul acrescenta “Os problemas de pele são muitas vezes, no seu conjunto, um sinal das nossas dificuldades sentidas em relação ao mundo exterior. Cada parte da pele e/ou cada tipo de patologia ou manifestação cutânea vai dotar este sentido global de uma dimensão especial...

As afeções do rosto falam-nos de um problema de identidade, de uma dificuldade em aceitar a que temos, ou acreditamos ter... A acne é, assim, a assinatura deste sentimento de insegurança. A timidez, o medo dos outros, do seu olhar, do seu julgamento exprimem-se através desta acne do rosto. “

É por isso que é indispensável integrar a relação entre o corpo e a mente no tratamento da acne e do seu impacto na qualidade de vida, na imagem de si próprio, na autoestima e na autoconfiança, e isto ainda mais na idade adulta que na adolescência.

 

Neste prisma, a prática da sofrologia permite aprender

A curto prazo:

  • A respirar para acalmar todo o corpo, ativando o nervo parassimpático associado às endorfinas (hormonas do prazer).
  • A relaxar para dissipar as tensões e descontrair física e mentalmente.
  • A reduzir o tempo para adormecer e reforçar a qualidade do seu sono para recuperar um sono reparador (renovação celular, regeneração, cicatrização…)

E com a prática:

  • A saber distanciar-se em relação ao olhar dos outros para se reorientar, se voltar a ligar à sua natureza profunda e se aceitar.
  • A libertar-se para gerir melhor o stress.
  • A exprimir as suas emoções, comunicar melhor consigo próprio e com os outros.
  • A desenvolver uma atitude mental mais positiva e melhorar a imagem de si próprio, a sua autoestima, desenvolvendo a autoconfiança e a assertividade.
  • A encontrar e manter o equilíbrio e a harmonia.

 

 

Fontes:
La peau et ses états d’âme: Comprendre les maladies de peau pour mieux les soigner (A pele e os seus estados de espírito: compreender as doenças da pele para as tratar melhor) Broché – 15 de setembro de 1999, de Danièle Pomey-Rey 
Le Moi-peau (francês) (O Eu-Pele) Broché – 29 de setembro de 1995, de Didier Anzieu  
Tout savoir sur la sophrologie (Saber tudo sobre a sofrologia) Dr. Raymond Abrezol (Auteur) Publicado em maio de 1999 Broché
Dis-moi où tu as mal (Diz-me onde te dói) Michel Odoul Albin Michel 2003

 

 

 

< Voltar aos artigos