Conselhos de dermatologistas, opiniões de especialistas, vídeos, descubra tudo o que precisa de saber para uma pele saudável e luminosa.

TRATAMENTO GLOBAL DO ACNE - 7 DICAS PARA LIMPEZA E CUIDADOS FACIAIS

acne

 

 

1. HIGIENE ADAPTADA A ADOTAR 

A higiene diária da pele adaptada à pele oleosa, de manhã e à noite , é essencial, especialmente quando tem uma pele propensa a acne. É realmente importante limpá-la bem para remover células mortas, excesso de sebo e impurezas.

Seja no chuveiro ou à frente do espelho : Aproveite este momento para cuidar de si.

Dê preferência aos produtos suaves que enxaguam, especialmente sem sabão (e sim, pode limpar sem sabão), porque o sabão seca a pele a deixa-a desconfortável. E quanto mais incomoda a pele está, mais tendemos a querer tocá-la e quanto mais a tocamos, maior o risco de causar inflamação e imperfeições na pele. 

Portanto, escolha produtos suaves:

  •            Sabonete dermatológicos
  •            Géis
  •            Espumas
  •            Óleos 

«Óleo na minha pele já oleosa?"» E sim, os óleos de limpeza são ideais para uma limpeza suave!  

Cabe-lhe a si escolher o que melhor se adapta à sua pele.

Em todos os casos, enxague bem a pele com água limpa e seque-a sem esfregar. Em seguida, borrife a pele com água termal para acalmá-la antes de aplicar o hidratante.

 

2. REMOVA A MAQUILHAGEM SUAVEMENTE 

Quem nunca desejou escapar à desmaquilhagem à noite? 

No entanto, a remoção cuidadosa e delicada da maquilhagem é essencial para prevenir o desenvolvimento de pequenas imperfeições. Portanto, reserve um tempo para cuidar da sua pele.

Dica : porque não livrar-se dos discos de algodão ?  

→ Duas vantagens: sem irritação e sem desperdício. 

(i) Em peles com tendência a acne, evite a fricção tanto quanto possível. Lembre-se sempre de que quanto mais você tocar e esfregar o rosto, mais ele se sentirá “ atacado ” e reagirá produzindo sebo.   

Os nossos desmaquilhantes favoritos são os óleos de limpeza para pele seca, massajando suavemente o rosto: um momento de relaxamento garantido!  

Após a massagem, humedeça o rosto (se possível, use spray de água termal) e massaje novamente para descobrir uma textura macia e leitosa que terá que ser enxaguada. Resultado não gorduroso e sensação imediata de conforto.

 

 3. PARA UMA EXFOLIAÇÃO SUAVE

Se tem pele com imperfeições claras e pontos negros, é possível e recomendado fazer uma exfoliação suave no máximo uma vez por semana para limpar a pele. No entanto, o exfoliante não é recomendado para pele propensa a acne com manchas vermelhas ou manchas mais graves, pois pode criar irritação.

Quando é o momento certo para fazer isso?

Depois de limpar o rosto e antes de aplicar o hidratante.

Células pequenas chamadas "células mortas" e pontos negros na superfície da pele. O objetivo da exfoliação é eliminar essas células para refinar a textura da pele, melhorar o brilho da tez e estimular a microcirculação cutânea. Como esteticista, posso afirmar que a etapa da exfoliação é fundamental para um tratamento facial. Com efeito, potencializa a eficácia dos produtos (máscara, soro, creme, etc.) aplicados.

Que exfoliante escolher?

Existem dois tipos de exfoliante:

  •            A esfoliação mecânica "com microesfereas" : use com precaução. Peça conselho ao seu médico / dermatologista / farmacêutico.   

É necessário escolher microesferas muito finas e proceder com delicadeza com a ponta dos dedos, para não agredir a pele, tal amplificaria a produção de sebo.

Lembrete : não deve ser feito se houver manchas vermelhas, sob risco de causar irritação. 

  •  exfoliação “ química ” também chamada de “ exfoliação enzimática ” ou “peeling ” cujos princípios ativos, como ácidos de frutas AHA, BHA, enzimas de frutas, dissolvem as células mortas da epiderme sem ação mecânica.      

Recomendado no caso de acne retencional (pontos negros) a ser feito preferencialmente à noite para evitar sensibilidade ao sol durante o dia. O acne inflamatório pode piorar com os peelings.

4. Máscaras a aplicar

A aplicação da máscara anda de mãos dadas com a exfoliação, portanto, deve ser feita uma vez por semana.

Mas antes de começar, terá que fazer um pequeno inventário das suas imperfeições para escolher a máscara mais adequada para sua pele.

Atenção : a realização destes tratamentos não substitui a consulta obrigatória com o seu dermatologista, que poderá prescrever um tratamento e rotina adaptados ao seu acne e à sua pele. 

A / Pele oleosa com poros dilatados e excesso de sebo, pontos negros e borbulhas

Solução → ingredientes ativos absorventes, tais como: 

  •            Argila verde
  •            Caulim (argila branca)  

B / Pele bastante seca que parece tensa apesar das borbulhas e imperfeições porque é sensível (vermelhidão e desconforto)

 Solução → ingredientes ativos hidratantes e calmantes, como:

  •            Calêndula
  •            O aloe vera
  •            Argila sim mas branca ou rosa para não deixar secar muito (o ideal é borrifar água termal durante a pausa) 

 

5. BORBULHAS E IMPERFEIÇÕES A NÃO TOCAR  

Quem nunca se sentiu tentado a espremer uma borbulha? 

É muito tentador querer tocar nas suas imperfeições, sejam elas borbulhas ou pontos negros, mas tem que resistir.

Porquê? Porque quando espreme uma borbulha, corre o risco de causar uma infeção e / ou piorar a inflamação que pode causar cicatrizes e persistência do acne. 

Para tratar adequadamente o seu acne e limpar bem a sua pele, é aconselhável marcar uma consulta com o seu dermatologista que irá prescrever o tratamento adequado, podendo também realizar peelings que irão remover pontos negros e microquistos.

 

6.  TRATAMENTOS SPA QUE PODE FAZER 

Institutos de Spa, Talassoterapia, Centros de hidroterapia, etc...

Mediante o seu tempo e orçamento, para controlar a sua pele acneica e viver uma bela experiência de tratamento facial. Estes tratamentos têm múltiplos benefícios: diagnóstico da pele, uso de produtos adequados e, uma coisa importante quando o acne pode ser fonte de tensão: um momento de relaxamento absoluto.  

Encontrará todos os cuidados que pode fazer em casa: limpeza, vaporização, exfoliação, massagem e máscara, com a vantagem adicional de mãos profissionais para um relaxamento total. Porque além dos bons produtos, vos farão viajar graças a técnicas de tratamentos e massagens , música, cheiros e ambiente muito específicos para profissionais de beleza… palavra de especialista.

Resumindo: uma ótima ideia de presente para seus entes queridos que a querem mimar!

 

7.  UM PEELING NO SEU DERMATOLOGISTA QUE PODE REALIZAR

Os peelings permitem refinar a textura da pele eliminando pontos negros, fechando os poros dilatados, melhorando manchas pigmentadas pós-inflamatórias. 
 

Os peelings consistem na aplicação de um produto (líquido ou pastoso) que irá causar descamação devido à sua composição ácida (à base de ácido glicólico na maioria dos casos).

 

Trata-se de uma técnica médica estética após a qual a pele tratada (rosto, pescoço ou decote) se renova após o peeling [1]. Mas atenção, o peeling deve ser sempre realizado por um dermatologista. É muito útil e complementar aos tratamentos do acne não inflamatório (eliminando pontos negros e microquistos) e ajuda a afinar a textura da pele. Esses peelings são chamados de " superficiais " porque permanecem na superfície da pele (epiderme).  

Peelings chamados " médios " penetram na derme superficial ou média, mas são usados cada vez menos. Eles exigem uma pausa de alguns dias e também podem causar cicatrizes. Esses peelings médios foram amplamente substituídos por procedimentos a laser (CO2 fracionado), que são mais eficazes para reparar até as cicatrizes de acne mais graves.  

Resultado: a pele fica limpa e a tez mais radiante. 

O acne é uma doença de pele que requer acompanhamento e técnicas médicas adequadas. O peeling só pode ser recomendado pelo seu dermatologista. 

 


[1] Dr. Jean-Luc Morel, Associação Francesa de Medicina Estética e Antienvelhecimento (AFME) - “ Peeling suave (superficial) para uma nova pele ” (2015)  

Para saber mais Leia nossos artigos sobre o comportamento certo a adotar para facilitar o controle do acne! 
 

< Voltar aos artigos